Milhares de portugueses cresceram a ouvir relatos da Guerra Colonial. Em especial os filhos dos militares ficaram marcados por esse período da História de Portugal. Muitos perguntaram aos pais se tiveram medo. Os testemunhos das famílias herdeiras do conflito foram agora reunidos em livro.
Sem dúvida um excelente retrato "do outro lado" da Guerra Colonial, o lado dos que lá não foram mas que cresceram a ouvir as histórias do que lá se tinha passado. Neste caso são 12 filhos e as suas recordações... a minha é uma delas....
- «Quarenta anos depois do fim da guerra colonial, a memória do conflito continua viva em muitos portugueses. Não só pelas marcas deixadas nos militares que combateram, mas pela forma como ela se estendeu às suas famílias, nomeadamente aos filhos. Para os que tiveram um pai a combater em África, a guerra também foi deles.
Essa memória partilhada foi sendo construída pelos filhos ao sabor das emoções que iam experimentando: uns sentiram-se fascinados pelas aventuras heróicas de um pai em guerra; outros sofreram na pele o pesadelo interminável do qual o pai nunca se libertou; e outros ainda deixaram perguntas por fazer com medo das verdadeiras respostas.
Este livro é feito de 12 histórias. São experiências de guerra vividas por filhos de combatentes que, de forma muito pessoal e única, aprenderam a juntar os pedaços de uma memória que não é a sua. Entre álbuns de fotografias, cartas de antigas de madrinhas-de-guerra, malas empoeiradas, cabeças e peles de animais e relatos distantes, cada uma destas pessoas herdou uma história; algumas foram atrás do passado para perceber um pouco melhor o pai que regressou ou que nunca chegaram a conhecer.
Em "Pai, tiveste medo?", descubra uma nova perspectiva sobre um conflito que marcou Portugal. Um livro sobre a memória e a inquebrável ligação entre pais e filhos.»
http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=727021&tm=8&layout=122&visual=61
http://www.tvi.iol.pt/programa/voce-na-tv/2015/videos/128760/video/14124490