segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026

Kristin - Depressão ou Furacão???


Hoje regressei ao trabalho, em casa estou há 132 horas sem luz, rede, comunicações, apenas as sms começaram a chegar ontem ao fim do dia com dias de atraso.

Lá por casa voou um telhado/cobertura da zona dos carros e uma telha de acabamento do telhado da casa, contamos com uns 3000€ de arranjo mas temos de aguardar que haja matéria-prima para podermos reparar, para já colocámos um oleado e felizmente não estava nenhum carro debaixo daquela parte do telhado, nos terrenos dezenas e dezenas de árvores caíram (até agora contamos 40 e ainda não fomos aos pinhais propriamente ditos porque não é seguro).


Na quarta fui ou melhor tentei ir trabalhar, demorei 1:17 horas a chegar a Leiria (normalmente demoro 30 minutos) parecia o fim do mundo como devem ter visto, eu só sei o que vi, porque tv e internet ainda não há, demorei mais 1:15 a chegar a casa, ainda estive 30 minutos no local de trabalho mas sem luz não podia fazer nada, os colegas nem apareceram. Nunca pensei passar com o carro por cima de cabos elétricos mas teve de ser...nunca tal vi e nunca senti tanto receio de conduzir. Gastei meio depósito nas cerca de 2,5 horas de viagem, tal era o pára-arranca, em vez de 36 km fiz mais de 50 km e bombas de combustível já não havia mas cheguei sã e salva a casa. O meu filho tentou ir para Coimbra mas a polícia não o deixou passar de Leiria para a frente e 3 exames ficaram por fazer, em Julho ou Setembro vai tentar fazê-los senão só para o ano que vem. Também chegou bem a casa e isso é o mais importante.

A depressão Kristin foi classificada como uma "ciclogénese explosiva", que é um fenómeno meteorológico distintivo de um furacão. As "ciclogéneses explosivas" ocorrem em latitudes médias e resultam do choque entre massas de ar, podendo intensificar-se rapidamente, afetando áreas extensas. A depressão Kristin provocou rajadas de vento muito fortes, com velocidades que chegaram perto dos 180 km/h, superando os 200 km/h em algumas regiões.

Como foi pelas vossas terras?