quinta-feira, 16 de julho de 2009

Bocas de lobo, ou bocas de peixe?






8 comentários:

  1. Obrigada pela sua visita e pelas suas palavras no meu blog!! Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Olá!
    Desculpa esta pergunta não ter muito a ver com este post mas reparei que tens um post mais antigo, sobre as coroas imperiais. Que estão lindas!!!
    Tenho há pouco tempo uma coroa imperial laranja com pintas castanhas. Era da minha sogra mas, como estava num quintal meio abandonada (estava num sítio onde ela só ia de 15 em 15 dias) ela teve pena de não ser bem cuidada e deu-ma.
    O problema é que eu acho que lhe pus água a mais no princípio e ela ficou com as folhas meio amareladas. Além disso, ainda não a vi dar flor. Sei que a flor é cor-de-laranja, porque a minha sogra me disse!
    Qual é a quantidade de regas ideal? Todos os dias? Quando a terra está seca? E deve estar ao sol ou à sombra?
    De momento, ela está num vaso na varanda, onde apanha sol de manhã e sombra à tarde e rego-a quando vejo a terra seca.
    Não sei se ela dará flores outra vez este ano...
    Desculpa o testamento mas vi estas flores tão bem tratadas e já procurei na internet, mas só encontro informações incompletas...
    Desde já, agradeço a tua ajuda!
    :)

    ResponderEliminar
  3. Joana, não tens que agradecer... infelizmente sei o que significa a perda de alguém de quem gostamos muito...

    Paula, bem vinda ao meu blog, quanto ás coroas imperiais é assim, elas só dão flor uma vez por ano, se as folhas estão amarelas é porque ela já deve estar a entrar na fase de dormência e agora só daqui a uns largos meses voltará a dar flor. Aguarda mais umas semanas, pode ser que se tenha atrasado, confirma com a tua sogra se ela já deu flor este ano, se sim podes cortar a rama e deixar o bolbo na terra. Quando for altura ela começa novamente a nascer, não necessitas de retirar o bolbo da terra. Quanto à rega, eu costumo regar +/- de dois em dois dias, mas se vires que a terra está seca podes regar mais vezes, são flores que se dão muito bem na rua, gostam de sol mas não em exagero. Eu tenho várias e em locais diferentes, as que estão em vaso na varanda são as que cresceram mais e deram mais flores, de seguida as que estavam em frente à varanda e que só apanham o sol da manhã, a que estão todo o dia ao sol cresceram pouquito. O bolbo não deve estar muito enterrado, apenas com uns dois centímetros de terra em cima do olhinho... Espero ter ajudado...

    ResponderEliminar
  4. Olá outra vez! Ajudaste e muito!
    Só tenho uma dúvida: quando dizes cortar a rama, é mesmo desde o bolbo? Ou deixo uma parte da rama de fora da terra?
    O vaso está numa varanda que apanha sol de manhã, mais ou menos até às 14h00.
    Esqueci-me de dizer, que vinham mais 2 pézinhos pequeninos com a planta grande e quando chegaram, começaram a secar completamente.
    Mudei-as de vaso e acabei por deixar só o bolbo.
    Obrigada por tudo e desculpa este testamento!
    :)

    ResponderEliminar
  5. ¿bocas de león o bocas de dragón?.
    Qué fermosas.
    Bon fin de semana

    ResponderEliminar
  6. Tentei semear disso mas não nasceu nadinha! São muito bonitas :)

    ResponderEliminar
  7. Maca: Mais dois nomes a acrescentar á lista, bom fim de semana também.

    Ameixa: elas dão muita semente e no meu caso nasceram muito bem, estas até são das sementes que guardei o ano passado, tens que colocar muita água.

    Paula: a rama das coroas podes cortar quase até ao bolbo, deixas talvez um centimetro de fora da terra e cortas porque esse centimetro depois acaba por secar... é só mais para saberes que tens ali um bolbo, depois de cortares a rama podes deixar de regar, se preferires podes tirar o bolbo e guardá-lo num sitio escuro e seco e voltar a plantá-lo no final do Inverno +/- em Março ou Abril.

    ResponderEliminar
  8. Muito obrigada pela ajuda!
    Beijinhos!!!

    ResponderEliminar