- Janeiro: Novo fecho das escolas, eleições em que não votei pela primeira vez desde os meus 18 anos.
- Fevereiro: Entrevista de emprego, Resultados do concurso da CM da Batalha, Comecei a trabalhar depois de dois anos desempregada, foi o meu aniversário
- Março: Falecimento do meu pai, 1 ano de Sars-Cov-2, Dia do Pai (o primeiro sem o meu pai), novos pintos para o galinheiro, ajudei a minha mãe a semear as batatas.
- Abril: Regresso do filhote às aulas presenciais, teste ao Covid na escola, Aniversário do marido
- Maio: Dia da mãe, Reação alérgica da minha mãe a? ???? Operação da Vânia ao Rim, em Lisboa, Formação de Inglês (online), ida à advogada para resolver alguns problemas com dois terrenos do meu pai.
- Junho: Dia da Criança, acidente de trabalho do marido em que cortou um tendão, ida à praia e várias caminhadas para espairecer a cabeça, foi a minha 1ª dose da vacina Pfizer e aniversário da minha mãe, ajudei a arrancar as batatas e pela 1ª vez tive coragem para matar uma cobra que estava a tentar morder a perna da minha mãe. Concorri a uma nova vaga para a Câmara Municipal da Batalha depois de em Fevereiro ter ficado em 6º lugar.
- Julho: Peregrinação do filhote com o grupo da catequese a Fátima, foi a minha 2ª dose da vacina Pfizer e a Dose única da Janssen do marido, recebi carta da empresa onde estava a trabalhar a informar que não me iam renovar o contrato depois de 14 de Agosto. Fim do ano letivo do filhote.
- Agosto: Arrumações e reorganizar algumas das divisões da casa, 1ª dose da vacina Pfizer do filhote, algumas idas à praia, só eu e o filhote e por volta das 11 já estávamos a caminho de casa pois era quando toda a gente começava a chegar. Fiz várias caminhadas com o filhote e com a minha mãe.
- Setembro: Caminhadas, praia, entrevista de emprego, 2ª dose da vacina Pfizer do filhote e 1ª dose da vacina Moderna da minha mãe. Reiniciaram as aulas, fui a Fátima com a minha mãe e fomos levar os vestidos e calções que ela havia feito em 2020 para seguirem para áfrica a uma Associação de freiras na Maceira. Comecei a trabalhar numa nova empresa, foi a Crisma do filhote, houve novamente eleições e desta vez fui votar.
- Outubro: Acidene do marido em que partiu um dedo enquanto estava a usar o rachador da lenha, 2ª dose da vacina Moderna da minha mãe, seria o aniversário do meu pai, Formação Word (online), Aniversário de Casamento.
- Novembro: Aniversário do filhote, Formação Excel (online) e Formação de e-formador (online), Apanha de azeitona tanto na minha terra como na terra original da minha mãe.
- Dezembro: Reforço da vacinação contra Covid, com dose da vacina Pfizer do marido. Natal muito triste e Fim de Ano igual...tive 5 dias de férias e agora só depois da colega grávida voltar ou seja daqui a 9 meses....
"As coisas más não são o pior que pode nos acontecer. O que de pior pode nos acontecer é NADA..." Richard Bach - Um
sexta-feira, 31 de dezembro de 2021
Q - 659 - 2021 em Resumo
sexta-feira, 19 de novembro de 2021
Q - 617 - PSE
Fará um ano a 23/12 que colaboro com a PSE Mobility, uma empresa que analisa as nossas deslocações pelo GPS do telemóvel, como compensação, atribuem-nos pontos que ao fim de uma certa quantidade podem ser rebatidos em cheques presente. Ora esta semana ofereci dois presentes da Decathlon a mim mesma, dois descontos de 20€, que usei no próprio dia e que bem que soube... o meu marido só dizia, então mas essas duas impressões valem 40 €....boa....
Vamos lá a ver se me motivo a fazer exercício, juntando a outras coisitas que já tinha e uma bicicleta que a minha mãe já não usa, a cave começa a parecer um mini-ginásio... depois hei-de tirar uma foto com tudo montado, ainda estou a "estudar" o layout... Assim nenhum de nós tem desculpa para não praticar exercício...
quinta-feira, 18 de novembro de 2021
Q - 616 - 16 anos
Há 16 anos nasceu o meu filhote, um dia enorme com 12 horas de medicações para induzir o parto pois já estava nas 42 semanas, sem dilatação, sem contracções e mais 20 kg, 6 deles ganhos nas duas últimas semanas.
Eram 20:53 quando respirou pela primeira vez, 3,495 kg de gente, 50 cm, olhos azuis e sem qualquer cabelo (passaram muitos meses até se ver uma penugem loura).
quarta-feira, 17 de novembro de 2021
Q - 615 Curiosidades
Ontem descobri uma profissão/tarefa nova na minha família que já não existe, nem eu sabia o que era....
O meu avô paterno foi "cabo de ordens", fui investigar e o Dr. Google disse que era o mediador entre o povo e o regedor, ou seja, quando alguém fazia algo ilegal/porcaria era quem tentava chamar a pessoa à razão para não ser presa....e saber isto explica muita coisa...
Tanto o meu avô como o meu pai eram pessoas que gostavam de tudo bem feito, bem esclarecido, que evitavam conflitos e agora entendo o porquê. Por vezes pensava, "mas porque é que não reclamaram/reagiram e se deixaram roubar por fulano ou beltrano", sempre os ouvi falar bem da vida militar, o meu pai esteve 27 meses em Moçambique como condutor da CCS do 3868 e era com orgulho que dizia que nunca matou ninguém, que levava comida, medicamentos às populações, a chamada "acção psicológica" e que entre tantas outras tarefas, transportava os mortos para Mocímboa da Praia para poderem vir para Portugal.
Acabou o serviço militar em Março de 74 e no 25 de Abril andava, com o meu avô, a construir uma garagem quando souberam o que se passava em Lisboa e foi um dia normalíssimo, nunca sentiram medo da PIDE pois eram pessoas cumpridoras da lei e como tal nunca vi o antigo regime como algo de mau mas sim como algo que servia para manter as regras, quem não cumprisse ia preso e pronto.
Talvez por ter sido criada neste ambiente também nunca me ouviram falar mal de Salazar, o país tinha dinheiro, as pessoas que conseguiam poupar tinham os juros a 23%, enquanto agora estão a 0,01%, podíamos deixar a porta aberta que ninguém assaltaria a casa, os miúdos podiam andar na rua à vontade sem pairar o medo de um rapto, e agora??? Nem nas aldeias se vive em paz, com portas abertas, com crianças nas ruas, com os homens nas adegas a beber uns copos...isso são tudo situações que deixaram de existir e desta vez não foi culpa do Covid.
sábado, 13 de novembro de 2021
quinta-feira, 11 de novembro de 2021
Q - 609 - Dia de São Martinho
Por aqui este dia tem um sentimento especial associado, seria o aniversário da minha avó materna, daí chamar-se Maria José Martinho, sobrenome que foi passado para o meu pai e enquanto todas as irmãs/irmãos da minha avó eram Carrasqueiro ela era Martinho.
Infelizmente esse sobrenome já não passou para mim, pois o meu pai herdou 3 sobrenomes e Martinho era o primeiro, mas sempre me senti Martinho e não o meu verdadeiro sobrenome.
terça-feira, 9 de novembro de 2021
Q - 607 - Um cheirinho a Natal
terça-feira, 12 de outubro de 2021
Q - 579 - 19 anos
Hoje foi o meu aniversário de casamento e como eu dizia a brincar, não é difícil estar casada 19 anos, o difícil é ser com a mesma pessoa... e que difíceis têm sido estes 19 anos...
segunda-feira, 11 de outubro de 2021
Q - 578 - Aniversário Oficial
Antigamente havia o hábito de as crianças nascerem num dia e serem registadas noutro.
A minha mãe nasceu a 29 de Junho e foi registada a 20 de Julho e o meu pai nasceu a 9 de Outubro e foi registado a 11 de Outubro.
Este foi o bolo do ano passado, o tal que dissemos que "para o ano comemoramos como deve ser"... e como tudo mudou num ano...
Por incrível que pareça o meu novo patrão faz anos a 11 e hoje levou Bolo de Bolacha, resultado, como não poderia deixar de ser...comecei a chorar...era o bolo preferido do meu pai e hoje era o Aniversário Oficial dele.
Há coincidências que magoam e são mesmo inesperadas...
quarta-feira, 6 de outubro de 2021
Q - 573 - At least...
Resumindo o dia de hoje:
Finalmente estamos todos vacinados, a minha mãe levou hoje a segunda dose da vacina Moderna e até agora está ok.
O marido teve consulta do Sono e confirmou-se que tem apneia, muito inicial, que se fizer dieta e exercício poderá passar.
O filhote teve mais uma consulta na dentista e ainda devem faltar 4 meses para acabar o tratamento.
Foi missa de aniversário natalino do meu pai (faria 71 dia 9 mas não poderia haver missa nesse dia) e ainda tive 3 horas de formação para além das 8 de trabalho....
Hoje o dia está comprido....
domingo, 3 de outubro de 2021
Q - 570 - Mais uma...
E ontem foi mais um dia de acidente, desta vez o marido entalou o polegar no rachador da lenha e partiu a ponta do dedo....enfim não há meio de passar o azar que nos tem assombrado este ano...
sexta-feira, 1 de outubro de 2021
Q - 568 - 7 meses
Todos os dias falo com o meu pai, todos os dias lhe digo bom dia e todos os dias sinto que lhe quero contar algo, o que costumava fazer diariamente e agora não é possível.
Daqui a uma semana seria o seu aniversário, tanto que o ano passado dissemos, "para o ano...." devido à pandemia não houve festejo nem festa de aniversário... e o para o ano não existe mais....
quinta-feira, 30 de setembro de 2021
Q - 567 - Pelo Quintal e pelo Jardim
domingo, 26 de setembro de 2021
Q - 563 - Crisma e eleições
Hoje foi o Crisma do meu filho, devido à pandemia foi realizado no Mosteiro da Batalha pois eram 26 jovens da minha freguesia + 6 de Aljubarrota, assim cada um dos crismandos podia levar 9 convidados entre pais, padrinhos e restantes familiares ou amigos. Foi uma cerimónia muito bonita presidida pelo nosso Bispo D. António Marto, para todos nós conhecido pela expressão "amiguitos e amiguitas" que tão carinhosamente chama às crianças mais pequenas. Na cerimónia foi passado o logotipo das JMJ (Jornadas Mundiais da Juventude) à paróquia de Aljubarrota, a viagem deste logotipo iniciou na freguesia da Calvaria no dia 23/09 e irá percorrer as diversas paróquias do país ao longo dos próximos 2 anos, até ao dia das JMJ que serão em 2023 em Lisboa.
segunda-feira, 20 de setembro de 2021
Q - 557 - Novas Rotinas
Mais um reinício, novas rotinas a aprender, programas novos, métodos de trabalho novos... e a esperança que não aconteça o mesmo que aconteceu em Fevereiro, 15 dias depois de voltar a trabalhar o meu mundo dar uma volta de 180º.
quinta-feira, 16 de setembro de 2021
Q - 553 - Fátima
quarta-feira, 15 de setembro de 2021
Q - 552 - Ano lectivo 2021-2022
E aguardamos por um ano mais calminho que os últimos dois, que corra tudo bem para todos os estudantes que hoje regressam ás escolas.
sábado, 11 de setembro de 2021
Q - 548 - Vacina 2ª dose
segunda-feira, 6 de setembro de 2021
Q - 543 - Dos últimos dias
Nas últimas semanas, de manhã, tenho ido à praia alguns dias, noutros faço caminhadas e noutros tenho ido ajudar a minha mãe com as regas.
Nunca vi o mar tão calminho como a semana passada e com a água tão quente (19º) na praia das Paredes, até parece mentira, fomos 4 vezes e +/- às 11:30 vínhamos embora... nenhum de nós gosta de passar o dia inteiro na praia, na semana anterior fomos a São Martinho e como é mais longe ficámos por lá até às 16:30 resultado, durante dois dias não voltamos à praia por termos ficado "moídos"
sábado, 4 de setembro de 2021
Q - 541 - Como andam "as meninas"?
Há cerca de 15 dias encontrei um ovo de cor diferente na caixa, dois ou três dias depois outro e pensei logo que alguma das mais novas tinha começado a pôr, a semana passada só lá estavam os ovos da mais velha, então não é que hoje dei com a outra caixa, que está do lado do galinheiro das mais novas, com 5 ovos....ai a malandra, antes saltava a vedação, agora escolheu outro "ninho".
quinta-feira, 2 de setembro de 2021
Q - 539 - Testando filtros
quarta-feira, 1 de setembro de 2021
Q - 538 - seis meses
terça-feira, 31 de agosto de 2021
Q - 537 - O que Deus tem para nos oferecer...
terça-feira, 24 de agosto de 2021
quinta-feira, 19 de agosto de 2021
Q - 525 - 1º dia de férias do marido
quinta-feira, 12 de agosto de 2021
Q - 518 - Caminhadas
Esta semana tenho feito caminhadas para apanhar amoras e para ir "queimar" as silvas que estão a aparecer nos pinhais que foram limpos há dois meses.