segunda-feira, 2 de abril de 2012

Acácia


  


Acacia é um antigo nome para um grupo de leguminosas (mesma família do feijão, soja, ervilha, amendoim etc.) que foi recentemente dividido em cinco novos gêneros. Dois destes - Senegalia e Vachellia - são os únicos com ocorrência registrada para o Brasil. Senegalia é o mais numeroso, com cerca de 52 espécies no Brasil (Morim & Barros 2010), enquanto Vachellia possui apenas duas espécies, uma delas antigamente tratada por Acacia farnesiana, de ampla distribuição pelo mundo, mas provavelmente originária da América tropical.
Muitas das espécies de Senegalia apresentam-se como lianas (trepadeiras lenhosas) nas áreas úmidas, como por exemplo na Mata Atlântica e Amazônia. Já nas áreas mais secas como no Cerrado e Caatinga, ocorrem sob a forma de arbustos ou árvores. Existem trabalhos de revisão para as espécies da Amazônia (Silva 1990), Semi-árido (Du Bocage 2005) e estado do Rio de Janeiro (Barros 2007). As espécies do bioma Mata Atlântica estão agora sofrendo revisão.
Como um conjunto de caracteres morfológicos diagnósticos para a identificação das espécies destacam-se o número e a forma dos nectários peciolares, que variam consideravelmente de espécie para espécie, sendo responsáveis por interações com formigas; o número de jugas da folha, que vai de 1 a muitas; o tipo de inflorescência, se espiciforme ou glomeriforme; o tipo de fruto, legumes ou folículos; a forma das sementes, que podem ser planas ou globosas.

5 comentários:

  1. Tão incomum, o formato, o aspecto... Gira! Gostei =)

    ResponderEliminar
  2. É realmente uma flor muito vistosa em especial nesta época do ano.
    No entanto trata-se também duma espécie invasora que requer muitos cuidados, pois é muito infestante. Adoro o aroma que exalam suas flores, no entanto seu pólen é muito alérgico a certas pessoas.
    Conheço pelo menos três espécies,a saber:- A molisalina , a acácia Australiana e a Mimosa, suas flores são muito semelhantes.

    ResponderEliminar
  3. Linda!
    Feliz Pascoa!
    Bjs
    http://chacrinharosa.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar