quarta-feira, 11 de setembro de 2019

E no galinheiro

Há algumas semanas matámos o galo e a galinha preta, ele cada vez estava mais leve... acabei por o cozer e dar ao cão, e ela não punha ovos normais tal como a outra preta que tive os ovos não tinham casca e desfaziam-se ao pegar, deve ser da raça.

Resolvi tentar juntar todos e o resultado foi bem diferente do que esperava, as duas mais novas assumiram a liderança do galinheiro e as mais velhas foram "obrigadas" a dar-lhes a chefia, pelo que percebi ao fim de dois dias a hierarquia é esta:
1 - coquicho
2- castanha clara - nova
3 - branca - nova
4 - cinzenta
5 - castanha
6 - coquicha

Já passaram vários dias e a estrutura mantém-se se bem que a cinzenta, que era a antiga chefe, tenta não entrar em confronto com as outras duas.

Quanto aos ovos, a coquicha deixou de pôr durante alguns dias, penso que tinha medo das outras mas ao fim de duas semanas voltou tudo ao normal, com a coquicha a pôr +/- dia sim dia não.







5 comentários:

  1. É giro, não é? Observarmos com atenção e percebermos que até galinhas "desmioladas" têm "sentimentos" e "prioridades"😉. Eu também gosto muito de observar e cuidar de animais!
    Beijinhos,
    Ariana

    ResponderEliminar
  2. Até os animais respeitam, só os humanos é que muitas vezes não chegam lá =)

    Beijocas

    ResponderEliminar
  3. É engraçado como consegues analisar essa hierarquia entre elas.

    No meu galinheiro algo se passa, andam lá umas com a zona "lombar" com as penas arrancadas, devem andar à luta de certeza :/

    beijinho

    ResponderEliminar
  4. Ou andam à briga ou então poderá ser o galo que as arranca quando está em cima delas, tens que as espreitar.Bj

    ResponderEliminar