Muitas das espécies de Senegalia apresentam-se como lianas (trepadeiras lenhosas) nas áreas úmidas, como por exemplo na Mata Atlântica e Amazônia. Já nas áreas mais secas como no Cerrado e Caatinga, ocorrem sob a forma de arbustos ou árvores. Existem trabalhos de revisão para as espécies da Amazônia (Silva 1990), Semi-árido (Du Bocage 2005) e estado do Rio de Janeiro (Barros 2007). As espécies do bioma Mata Atlântica estão agora sofrendo revisão.
Como um conjunto de caracteres morfológicos diagnósticos para a identificação das espécies destacam-se o número e a forma dos nectários peciolares, que variam consideravelmente de espécie para espécie, sendo responsáveis por interações com formigas; o número de jugas da folha, que vai de 1 a muitas; o tipo de inflorescência, se espiciforme ou glomeriforme; o tipo de fruto, legumes ou folículos; a forma das sementes, que podem ser planas ou globosas.
Linda.
ResponderEliminarBoa sorte para amanha. Bjs
São flores que adoro.
ResponderEliminarTão incomum, o formato, o aspecto... Gira! Gostei =)
ResponderEliminarÉ realmente uma flor muito vistosa em especial nesta época do ano.
ResponderEliminarNo entanto trata-se também duma espécie invasora que requer muitos cuidados, pois é muito infestante. Adoro o aroma que exalam suas flores, no entanto seu pólen é muito alérgico a certas pessoas.
Conheço pelo menos três espécies,a saber:- A molisalina , a acácia Australiana e a Mimosa, suas flores são muito semelhantes.
Linda!
ResponderEliminarFeliz Pascoa!
Bjs
http://chacrinharosa.blogspot.com.br/