sexta-feira, 26 de maio de 2023

CEI

Ora estou há 2 meses desempregada e fui contactada pelo IEFP para integrar a medida de Contrato Emprego Inserção, nem sabia o que isso era. Resumindo, trabalhamos 8h/dia, 5 dias por semana e no final do mês recebemos mais ou menos 80€ que acrescidos ao subsídio de desemprego fica muito abaixo do SMN e fazemos o trabalho de um funcionário "normal",  agravando a isto que no final dos doze meses não podemos ficar no local, pois como são instituições públicas não podem celebrar contratos, sendo assim, porque se chamam contratos de inserção?????!!!!!

Poderá ser um centro de saúde, lar, escola, biblioteca etc, desde que seja entidade pública ou sem fins lucrativos.

No meu caso ainda não fui à entrevista, mas sei que se ficar irei lidar com informações muito sensíveis e pergunto, então e a famosa lei da proteção de dados, quem garante que eu não venho para a rua dizer tudo o que vir, ler ou ouvir lá dentro sobre as cerca de 2000 pessoas da minha freguesia.... eu não tenho formação para aquelas funções nem gostaria de ter pois é algo de que sempre fugi, mas se for escolhida sou obrigada a aceitar pois caso contrário cortam-me o subsídio.

Depois de 23 anos de trabalho, acabo por estar a pagar para trabalhar, continuo a ser obrigada a procurar emprego, não posso faltar, não tenho direito a férias e no final nem a subsídio de desemprego porque entretanto já acabou....

Vantagens para a entidade, uma funcionária um ano inteiro por 1000€...... Pelos vistos somos 100.000 funcionários, nestas condições, no setor público. Se somos bons para aquele lugar porque não contratarem-nos como deve ser e deixarmos de receber o subsídio de desemprego. Tal como eu muitas das pessoas querem trabalhar mas receber pelo menos o SMN por isso, não estamos desempregados porque queremos mas porque não somos selecionados nas dezenas de entrevistas ou de currículos que enviamos.

Uma medida fantástica para retirar pessoas das estatísticas de desempregados.

7 comentários:

  1. Whattt? Que tristeza! Uns aproveitadores, portanto!

    Realmente isto é de uma injustiça que não se entende.

    Assim os números descem! Ainda bem que fazes estas partilhas.

    Beijocas e força!

    Cláudia - eutambemtenhoumblog

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou mesmo desanimada, estou à 3 dias à espera para saber se/quando terei a dita entrevista, ninguém diz nada e já avisei o IEFP que não tenho nenhuma resposta, pois que eles disseram que tinha de saber alguma coisa até hoje....mesmo que tenha entrevista na segunda ainda terei de ser informada hoje, certo? Ninguém se preocupa com os prazos e se não os cumprirmos ameaçam logo que cortam o subsídio, até parece que me estão a dar alguma coisa, se o recebo é porque já o descontei e continuo a descontar, mais de 300€ todos os meses.... enfim

      Eliminar
  2. A teia dos 20 mais x26 de maio de 2023 às 10:51

    As tais medidas "milagrosas" para diminuir a taxa de desemprego. Enquanto se está nesse tipo de ocupação deixa-se de contar como desempregado.

    Enfim, coragem mesmo para lidar com estas coisas :(

    ResponderEliminar
  3. É muito desmotivante, chegamos a uma idade em que somos velhas para trabalhar enão me digam que não, porque procurar emprego com mais de 40 anos é sujeitar-se a qualquer coisa....um abuso...enquanto noutros países são valorizados aqui somos rebaixados.

    ResponderEliminar
  4. Desconhecia tal
    mas agora vejo
    a baixesa a que chegou esta espécie
    de Governo. Boa sorte e bom fim de Semana Marisa, beijinhos.

    ResponderEliminar
  5. Também estive desempregada, nunca aceitei nada desses trabalhos, não tinha carro, não tinha transportes, enfim sempre me safei sem mentiras nem desculpas. Tinha sim de apresentar procura activa de trabalho e fazia-o, mas atravez de mails que apresentava sempre que era chamada.
    Trabalhar para ganhar abaixo do salário minimo? não obrigada.
    Sempre trabalhei, comecei com onze anos quando a minha mãe me pôs a servir, comecei a descontar para o fundo de desemprego quando ainda não era obrigatório, em 1972, acho que tinha mais que direito, aos 63 , de usufruir dele. O meu filho tirou cursos, fez estágios e agora tem um bom trabalho, tenho uma amiga que tirou vários cursos também e agora tem uma empresa, vão aparecendo sempre opções não perca a esperança, beijinho

    ResponderEliminar