Hoje foi um dia muito corrido, depois de passar a manhã numa entrevista e a fazer recados, a tarde foi a fazer alguns bolinhos para amanhã. Experimentei uma receita nova e ficaram muito bons, era um cheirinho maravilhoso pela casa toda.
A receitinha:
Ingredientes:
1 kilo de Farinha Branca de Neve
400 gr. de Açúcar amarelo
250 ml de Leite
4 Ovos
1 colher de sopa de óleo Fula
1 colher de sobremesa de fermento em pó
3 colheres de sobremesa de canela
2 colheres de sobremesa de erva doce
1 colher de sopa de essência de baunilha (em pó ou líquida)
1 pitada de sal
Raspa de limão a gosto
Frutos Secos e Frutas Cristalizadas
Açúcar Baunilhado para polvilhar
1 Ovo batido misturado com leite para pincelar
Preparação:
Juntar o açúcar, o leite, os ovos, o óleo, a canela, a erva-doce, a baunilha, a raspa do limão e o sal numa taça ou alguidar e misturar muito bem depois juntar o fermento e a farinha e envolver.
No final juntar os frutos secos (nozes, pinhões, avelãs) as passas e as frutas cristalizadas (eu não coloquei porque o meu filho não gosta)
Esta massa é muito mole se não der para trabalhá-la à mão, usa-se duas colheres, retira-se a massa (como se fosse pastéis de bacalhau) e coloca-se num tabuleiro forrado com papel vegetal (eu prefiro untar com manteiga e polvilhar com farinha).
Bate-se um ovo com uma colher de sopa de leite e pincelam-se as broas. Podemos fazer uma cruz na massa para ela crescer melhor e no meio colocar um pouco de açúcar baunilhado.
Vai a forno pré-aquecido a 180º até ficarem douradas, como o meu forno é ventilado só posso colocar a 90º porque caso contrário queimam e não cozem, mais ou menos 15 minutos depois estão boas (depende da temperatura e do forno).