quinta-feira, 14 de agosto de 2025

Férias

Um breve resumo das férias que não foram nada do que estava planeado:




















1. O meu gato de casa adoeceu e com medicação de 12 em 12 horas acabamos por fazer atividades perto de casa.

2. Os incêndios nas zonas serranas dos passadiços do Paiva, Piódão, etc, acabaram com os planos de viagem e caminhadas.

3. O fantástico tempo do Oeste fez com que ir à praia significasse caminhar à beira-mar uma a duas horas e voltar para casa (íamos de dois em dois dias e era sempre a mesma coisa)

4. Compramos uma piscina na Decathlon, a um parceiro deles  e 10 dias depois ainda não chegou, quando o prazo de entrega já terminou há 2 dias...

5. Houve um despejo ilegal de roupas num dos "meus" pinhais e passei dias a lavar e estender roupas para dar em instituições 

6. O calor exagerado fez com que a maioria dos tomateiros e o cebolo queimassem.

7. O meu sogro, com 76 anos, foi operado ao joelho direito e agora serão uns meses de fisioterapia para ver se volta a dobrar.

8. A minha cunhada divorciada voltou a namorar, espero mesmo que desta vez corra bem.

9. Fomos ajudar a terminar o teto de uma casa senhorial de Porto de Mós e a visita ao seu interior valeu por todos os locais que queríamos ter visto e não foi possível.

Mas mesmo assim houve pepinos, alfaces, algumas mini cebolas, feijão, pimentos, tomates, etc, e fizeram-se descobertas em caminhadas à beira rio bem perto de casa, lemos, vimos séries, jogamos poker e uno, assisti a mais 9 horas de formação em Permacultura, 3 horas de Cibersegurança, etc.



segunda-feira, 28 de julho de 2025

História e Caminhada

Ontem fomos fazer uma caminhada e viajámos até ao paleolítico, fomos até ao Vale do Lapedo, mas infelizmente, o Centro de Interpretação não estava aberto, pelo que não vimos a réplica do "menino do Lapedo" nem toda a explicação do que iríamos encontrar na caminhada, pelo que fomos interpretando ao nosso jeito. 5km de subidas, descidas, retas, mini-cascatas e, apesar de estar calor, um ar fresquinho muito bom, não fosse estarmos a caminhar "ao lado" do Rio Lis.















O percurso não estava muito bem assinalado, acabámos por subir e descer por locais marcados com X mas se assim não fosse estávamos sempre a andar para trás...ainda estamos a pensar como é que dizem que o percurso é circular, é que as marcas que indicavam o caminho a seguir não eram nada como o que está abaixo....


Menino do Lapedo, ou Criança do Lapedo, é a denominação dada ao esqueleto de uma criança com cerca de 4 anos de idade, datado de cerca de 24 500 anos, encontrado, em 1998, no Abrigo do Lagar Velho do Vale do Lapedo, na região de Leiria.

sexta-feira, 25 de julho de 2025

Exposição na Batalha










Ou, o quanto eu me lembrei da Cláudia, pois que ela há algum tempo dizia que adorava fardas...

Simpáticos, explicavam o que cada arma fazia, deixavam manusear, e davam uma breve explicação sobre quais eram as suas patentes e tarefas. 


sexta-feira, 18 de julho de 2025

Pelo quintal


Nas últimas semanas já apanhei vários tomates (chucha, maçã e coração), pepinos, alfaces mas o cebolo está muito atrasado assim como os pimentos e as courgetes, este ano introduzi mais uma novidade, a mini mandala em permacultura, o resto em agricultura biológica. A consorciação de tomateiros com manjericão ficou 100% aprovada, assim como com as tagetes, o cebolo e o cebolinho...até agora não houve míldio/oídio ou pragas que lhes desse. Ainda nem necessitei de usar o leite para sulfatar como fiz o ano passado. Alguns pepineiros têm as folhas manchadas mas ainda não tive tempo para os sulfatar, como coloquei em sítios diferentes do quintal há alguns grandes, bonitos e com frutos e outros raquíticos, mas faz parte, quando não se tem o solo ideal há que o ir melhorando ano após ano.

segunda-feira, 14 de julho de 2025

Efeitos da Euribor nos Certificados de Aforro

Ontem venceram-se dois certificados de aforro que tinha constituído em Janeiro, Série F, 2,5%, 15 anos que dava uma taxa líquida de 1,8%. Agora, 6 meses depois a taxa líquida foi de 1,748%, pode não parecer uma diferença muito grande mas dependendo do dinheiro aplicado podem ser alguns euros.

Como dizia a Teia, os Certificados já não estão a pagar como antes. 

Pelos vistos eu tinha a ideia errada de que a taxa inicial nunca poderia baixar, que a descida das taxas afetaria apenas o juro, ou seja se eu tivesse 1000€ iniciais esses 1000€ seriam sempre a 2,5%(1,80%) e se a taxa baixasse apenas os juros que tivesse acumulado ao longo do tempo é que seriam tributados a essa nova taxa... e continuo a achar que era assim que devia ser mas pronto, pelos vistos não é....

segunda-feira, 7 de julho de 2025

Filhos Únicos

Hoje num comentário no blog da Cláudia li:

"Por alguma razão a gente sabe notar os filhos únicos logo aos primeiros contactos"

Pois que há muitas pessoas que são filhos únicos sem ser por opção, o meu pai era filho único, eu sou filha única e o meu filho é filho único, cada um de nós foi/é assim sem ter sido opção dos nossos pais, o que é que temos em comum: adoramos o nosso espaço, o silêncio/sossego, ler, passear na natureza, as nossas coisas, a organização, somos meticulosos na escolha dos amigos, podemos ter os doces espalhados pela casa sem haver a probabilidade de daí a uma hora já não existirem, e contrariando o que sempre ouvi dizer não, não somos egoístas ou pelo menos não somos mais que os que têm irmãos, muito pelo contrário, todos os meus primos têm irmãos, todos os primos do meu filho têm irmãos e todos eles são bem mais egoístas que nós, esta será uma descrição da parte boa... a parte má... nenhum de nós tem/teve com quem falar/ralhar/brincar/barafustar/descomprimir, os primos estão longe ou nas casas deles e eles têm irmãos pelo que não entendem o nosso lado, quando os pais envelhecem, somos apenas um para tratar de tudo por eles (finanças, segurança social, médicos, farmácias, exames, edp, água, compras de supermercado, etc) e mais uma vez não temos em quem nos apoiar, os pais colocam todas as expectativas numa única pessoa, se fazemos algo errado sentimos o peso da censura de toda a gente, somos "obrigados" a nunca falhar, a ocultar o que sentimos, pois se fizermos/reagirmos como os que têm irmãos ouvimos logo a expressão "vê-se bem que és filho único" ao que eu acrescento logo como arma defensiva "ainda bem"...

Os filhos únicos notam-se ao longe... sim, talvez se notem, mas para mim cada filho é único, eu tenho 1 mas podia ter 4 e cada um deles seria único, tal como as suas perdas o foram...

As "alegrias/alergias" de viver no campo...


Descobri mais um medicamento para andar comigo, isto após no sábado ter sido presenteada com 4 picadas de vespa. 

Já não era picada por vespas ou abelhas há mais de 30 anos, pelo que eu achava que não era alérgica mas ou a bicha tinha muito veneno ou afinal até sou, é que 3 dias depois o braço esquerdo ainda está vermelho, o direito está quase bom.


terça-feira, 1 de julho de 2025

Subsídio de Férias e Poupanças

Hoje foi dia de "São Receber" e tive a agradável surpresa de receber o Subsídio de Férias, e agradável porquê, porque foi bem mais do que estava à espera, pois que não foi os proporcionais ao tempo trabalhado, não foi um ano mas sim pagaram os 3 meses do ano passado e este ano completo, o meu contrato termina a 8/10/2025 e pagaram-me o ano todo... 

Penso que 25 anos e 7 empresas depois é a primeira vez que fazem deste modo, normalmente, no primeiro ano, ou era os proporcionais dos meses trabalhados ou só pagavam completo no fim do contrato. 

Agora lá irei analisar os depósitos a prazo da CGD e do MTP e os Certificados de Aforro para ver em qual colocarei este valor que não contava.

domingo, 29 de junho de 2025

São Pedro

Dia de São Pedro é sinónimo de aniversários na família, a minha mãe fez 71 e o irmão mais novo fez 60 anos.

Durante vários anos comemoraram juntos, depois fizeram uma pausa, voltaram a retomar a ideia e neste momento já não o fazem há uns 6 anos.

O almoço foi na minha casa e a tarde foi de telefonemas, já não "podia" com o toque do telemóvel :)




Cada um de nós ofereceu prendas úteis, uma varinha mágica, uma t-shirt e um cestinho com gel de banho, creme hidratante de aloé e mini-meias.

O almoço foi simples, arroz de polvo, gelatina, salame, gelado e bolo de laranja (que foi o de aniversário), tudo porque a minha mãe não queria nenhuma festa, tem sido assim nos últimos 4 anos...