quarta-feira, 17 de novembro de 2021

Q - 615 Curiosidades

Ontem descobri uma profissão/tarefa nova na minha família que já não existe, nem eu sabia o que era....

O meu avô paterno foi "cabo de ordens", fui investigar e o Dr. Google disse que era o mediador entre o povo e o regedor, ou seja, quando alguém fazia algo ilegal/porcaria era quem tentava chamar a pessoa à razão para não ser presa....e saber isto explica muita coisa...

Tanto o meu avô como o meu pai eram pessoas que gostavam de tudo bem feito, bem esclarecido, que evitavam conflitos e agora entendo o porquê. Por vezes pensava, "mas porque é que não reclamaram/reagiram e se deixaram roubar por fulano ou beltrano", sempre os ouvi falar bem da vida militar, o meu pai esteve 27 meses em Moçambique como condutor da CCS do 3868 e era com orgulho que dizia que nunca matou ninguém, que levava comida, medicamentos às populações, a chamada "acção psicológica" e que entre tantas outras tarefas, transportava os mortos para Mocímboa da Praia para poderem vir para Portugal. 

Acabou o serviço militar em Março de 74 e no 25 de Abril andava, com o meu avô, a construir uma garagem quando souberam o que se passava em Lisboa e foi um dia normalíssimo, nunca sentiram medo da PIDE pois eram pessoas cumpridoras da lei e como tal nunca vi o antigo regime como algo de mau mas sim como algo que servia para manter as regras, quem não cumprisse ia preso e pronto.

Talvez por ter sido criada neste ambiente também nunca me ouviram falar mal de Salazar, o país tinha dinheiro, as pessoas que conseguiam poupar tinham os juros a 23%, enquanto agora estão a 0,01%, podíamos deixar a porta aberta que ninguém assaltaria a casa, os miúdos podiam andar na rua à vontade sem pairar o medo de um rapto, e agora??? Nem nas aldeias se vive em paz, com portas abertas, com crianças nas ruas, com os homens nas adegas a beber uns copos...isso são tudo situações que deixaram de existir e desta vez não foi culpa do Covid.

4 comentários:

  1. Boas recordações
    para avivar a memória
    e os corações
    que até eu já tinha esquecido
    e também andei lá prós Moçambiques
    também em bom Samaritano
    e reparei que a vida por lá era mesmo chique
    nas Cidades ´.`)

    Bom resto de Semana com alegria pra vocês
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Confesso que também não sabia o que queria dizer o nome dessa profissão, Fiquei a saber. Grato pela partilha
    .
    Cordiais saudações
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  3. É interessante ouvi-los! O meu avô está sempre a contar histórias dele e há coisas que nem nos passam pela cabeça.

    Beijocas

    ResponderEliminar
  4. É interessante ouvi-los! :)
    O meu avô também está sempre a contar as suas histórias e há coisas que nem nos passam pela cabeça.

    Beijocas

    ResponderEliminar