segunda-feira, 31 de março de 2025

Dentição de leite vs definitiva

Apesar de ter 47 anos ainda tenho um dente de leite, no maxilar inferior, o 85 e nunca existiram os definitivos para o substituir quer nesse quadrante quer no quadrante do outro lado, nem os dentes do siso, ou seja a minha dentição definitiva nunca foi 32 mas sim 26, para além de que aos 16 nasceu-me um dos caninos e aos 17 um dos pré-molares do maxilar superior.

Ora este dente rachou à cerca de 2 anos e meio e eu ainda não fui ao dentista, primeiro porque este dente está chumbado/desvitalizado há mais de 30 anos pelo que não me dói e segundo porque sei que se lhe tocarem será para extrair, como não tenho o dente 45 há alguns anos (o famoso dente indicador de cada vez que estava grávida pois doía-me sempre e tinha sempre de ser tratado) ficaria ali com um grande espaço.

Para além do preço dos implantes, assusta-me bastante esse procedimento, para além da dor tenho receio de que depois a comida não saiba igual. Eu usei aparelho fixo dois anos e dois dias(sim, até as horas contava para tirar o dito cujo, foi dos 15 aos 17) e o sabor da comida era sempre a metálico e não queria ficar com esse sabor para sempre.

Alguém por aí tem implantes, ou conhece quem tenha e qual o resultado da experiência?

6 comentários:

  1. Olá Marisa,
    Não tenho grande opinião para dar sobre... mas tem dor? Ou é só por saber que está ali e está rachado.

    Eu se não tivesse dor e a racha não me ferisse a língua deixava estar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sinto dor nenhuma, é mesmo só a impressão por estar rachado, e claro andar sempre com a língua a passar por lá, até ralho comigo, pois mal dou por ela já lá está a língua :)

      Eliminar
  2. Eu tenho implantes, se não estou em erro, 3 no total. Como também usei aparelho, achei necessário colocá-los, quer pelo espaço, quer depois para não perder o trabalho do aparelho.

    Eu que sou mesmooooo maricas com dentista e afins, só dói a dar a anestesia, que a mim dói sempre :P
    Mas de resto? Zero, zero dor! O osso não tem nervos, logo, não dói.
    Até já operei a boca, raspagem de osso devido a um quisto (que me fez perder os tais dentes) e zero dor.
    Depois, já não me lembro bem, mas andei a antibiótico e a comer coisas frias. Abusei tanto do frio, que eram só 3 dias e eu andei a semana toda :P
    Quando fui ao dentista para tirar os pontos, já tinham caído todos hahah

    E não notei diferença absolutamente nenhuma no sabor. Sério, foi o melhor investimento que fiz.

    Cláudia - eutambemtenhoumblog

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também sou muito maricas, costumava dizer que nunca tinha tido uma dor de dentes a sério mas que já tinha sofrido muito com eles, quem usou aparelho entende o que digo. Sinto as anestesias todas e faz-me impressão os puxões quando é para arrancar (até hoje só arranquei um e estava muito partido), e depois, devido ao tempo imeeeenso de boca aberta o meu maxilar sai sempre do sítio, ando ali umas horas até que ele volte para a posição inicial.
      Mas se dizes que não fica a saber a metal já estou mais descansada para quando tiver de colocar.

      Eliminar
  3. Olá!

    Eu já tenho 2 (um investimento) e correu tdo bem! não sofri nada quando coloquei o parafuso! não tive dores ou fiquei inchada e fiquei super bem! sinceramente nunca senti diferença em sabor!

    ResponderEliminar
  4. Eu, resovi o problema
    livre de todos de uma sá vez, mas
    pra comer certas coisas mais duras
    há que utilizar a faca, ou cozer bem os alimentos, etc ´,~`)
    Resultou e nunca mais tive uma dor. O visual
    sem alterações porque tenho bigode.
    Belo resto de Semana pra vocês, beijinhos.

    ResponderEliminar